Topo

Esse conteúdo é antigo

Medidas de segurança são implementadas em Notre Dame para retomada de obras

As obras vão começar pouco mais de um ano após o incêndio - Getty Images
As obras vão começar pouco mais de um ano após o incêndio Imagem: Getty Images

Da EFE, em Paris

23/04/2020 22h50

Os trabalhos de restauração da Catedral de Notre Dame, que foram interrompidos no dia 16 de março como precaução diante da pandemia de coronavírus, só devem ser retomados em 2021, mas os preparativos de segurança começarão na próxima segunda-feira, informou o órgão público responsável pelas obras.

O general Jean-Louis Georgelin, presidente desse órgão, disse em comunicado divulgado nesta quinta-feira que serão respeitadas as ações de distanciamento social recomendadas pelo governo francês para evitar a propagação do vírus.

A entidade tem providenciado a distribuição de álcool em gel e máscaras aos trabalhadores graças a uma doação da holding LVMH, dona de marcas de luxo como Louis Vuitton, Moët & Chandon, Tiffany & Co., entre outras. O alojamento e a alimentação ficarão por conta da Fundação Heritage e da empresa de catering Sodexo.

Com estas e outras medidas, o órgão garante a proteção dos funcionários que ainda estão cuidando da estrutura do templo, pouco mais de um ano após o incêndio de 15 de abril de 2019.

A retomada das obras incluirá inicialmente a continuação dos trabalhos que estavam em andamento em meados de março, tais como a instalação de chuveiros e vestiários para evitar a contaminação por chumbo que foi deixado após o fogo derreter as telhas.

Os dispositivos necessários também serão completados para que o andaime que foi erguido há um ano para restaurar a torre central possa começar a ser removido.