Bebê filipino de apenas 16 dias é o paciente mais jovem a superar covid-19
Um bebê de apenas 16 dias nascido nas Filipinas, é o paciente mais jovem no mundo a se recuperar do novo coronavírus, segundo informou nesta quinta-feira as autoridades sanitárias do país asiático.
Kobe Manjares - nome em homenagem ao astro da NBA Kobe Bryant, morto em um acidente aéreo em janeiro - deu entrada no Hospital Pediátrico Nacional de Manila com apenas 5 dias de vida, onde testou positivo para coronavírus e ficou em tratamento por 11 dias.
O bebê teve alta na última terça-feira, quando seu pai o levou de volta para casa. A equipe médica se despediu da criança com cartazes de "Kobe vence a covid", como pode ser visto em fotos divulgadas por alguns meios de comunicação locais.
Kobe nasceu saudável, no último dia 12, mas teve que ser internado no hospital cinco dias depois, quando começou a mostrar sintomas de febre e tosse.
"Quando cheguei à sala de emergência, eles fizeram os testes. O médico me disse que eu tinha que interná-lo se quisesse que meu filho sobrevivesse. Eu estava com muito medo, mas ele já estava sofrendo, então decidi deixá-lo confinado", explicou seu pai, Ronnel Manjares.
As autoridades de saúde não divulgaram detalhes sobre como o bebê pode ter sido infectado ou qual é a condição da mãe.
A subsecretária de Saúde, Maria Rosario Vergeire, informou hoje durante entrevista coletiva, que 25 bebês com menos de 1 ano de idade contraíram a covid-19 nas Filipinas, dos quais seis morreram.
O paciente mais jovem com a doença no país atualmente é um bebê de 9 dias, na cidade de Cebu.
Até agora, as Filipinas confirmaram 8.488 casos positivos do novo coronavírus, com 568 mortes e 1.043 pacientes recuperados, incluindo o pequeno Kobe.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.