Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump declara emergência em Porto Rico diante de aproximação de ciclone

O presidente dos EUA, Donald Trump - Getty Images
O presidente dos EUA, Donald Trump Imagem: Getty Images

De Washington

30/07/2020 00h03

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou estado de emergência em Porto Rico nesta quarta-feira devido à aproximação de um potencial ciclone tropical em direção à ilha, com ventos máximos sustentados de 75 quilômetros por hora.

Dessa forma, Trump autorizou a Agência Federal para Gestão de Emergências (Fema) a alocar recursos federais para aliviar as dificuldades que a população local provavelmente enfrentará. O órgão também está instruído a, nas palavras do chefe de Estado, "salvar vidas, proteger a propriedade, a saúde pública e a segurança", bem como "diminuir ou evitar a ameaça de um desastre".

Além disso, o decreto detalha que o governo dos EUA arcará com 75% dos custos das medidas preventivas de emergência, tais como retirada e realocação de moradores.

A declaração de Trump vem depois da anunciada também nesta quarta pela governadora de Porto Rico, Wanda Vázquez, que também ativou a Guarda Nacional.

Vázquez visitou hoje vários locais estratégicos relacionados à chegada do fenômeno meteorológico, como hospitais, o centro de operações de emergência e uma usina gerida pelo Estado.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) informou em uma atualização das 19h (de Brasília) que o ciclone potencial, o número 9, está se deslocando em direção a Ilhas Virgens, Porto Rico, República Dominicana e Haiti, com ventos máximos de até 75 quilômetros por hora. Esses locais viverão condições de tempestades tropicais com chuvas fortes e possíveis inundações a partir de hoje.