Topo

Esse conteúdo é antigo

Em alta de casos, Grécia endurece medidas pela segunda vez em 3 dias

Pessoas visitam o sítio arqueológico da Acrópole, em Atenas, Grécia,  após a flexibilização das medidas de coronavírus - Ayhan Mehmet/Anadolu Agency via Getty Image
Pessoas visitam o sítio arqueológico da Acrópole, em Atenas, Grécia, após a flexibilização das medidas de coronavírus Imagem: Ayhan Mehmet/Anadolu Agency via Getty Image

Da EFE, em Atenas

03/08/2020 15h01

O governo da Grécia anunciou hoje mais um endurecimento de medidas de contenção ao novo coronavírus, depois de ter sido superado, dois dias atrás, a marca de 100 casos a mais de infecção pela primeira vez desde meados de abril.

Na última sexta-feira (31), as autoridades locais já tinham determinado a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços fechados. Hoje, a ordem foi ampliada, até 18 de agosto, também para as estações ao ar livre dos serviços de cruzeiro marítimo.

A medida foi anunciada pelo porta-voz do governo da Grécia, Stelios Petsas, apenas dois duas depois que o Ministério de Política Marítima decidiu aumentar a ocupação de passageiros nestas embarcações, de 65% para 85% da capacidade.

Entre outras medidas anunciadas hoje, está a proibição, também até o dia 18, de retornar à Grécia os funcionários temporários do setor agrário — a maioria de países dos Balcãs —, que saíram recentemente do território.

Além disso, o governo determinou que os aeroportos deverão seguir fechados para voos procedentes de Turquia, Albânia e Macedônia do Norte, por pelo menos duas semanas.

Uma das maiores preocupações do governo grego recai sobre o fim de semana de 15 de agosto, quando dezenas de milhares de pessoas, anualmente se deslocam, especialmente, para Tenos, por causa do Dia da Assunção da Virgem Maria.

No sábado, a Grécia registrou 110 novos casos de infecção pelo patógeno, e no domingo mais 75.

Cinco destes resultados positivos em testes de diagnóstico foram de integrantes das seleções masculina e feminina de polo aquático do país, feitos durante controle de rotina.

Desde o início da pandemia da covid-19, a Grécia teve 4.662 casos de infecção pelo novo coronavírus e 208 mortes em decorrência do contágio.