Cão é o primeiro a cruzar fronteira após Romênia aderir ao espaço Schengen
Um cachorro foi o primeiro a atravessar a fronteira entre a Romênia e a Hungria na quarta-feira (1º), após o país se tornar um membro pleno do Espaço Schengen. A zona permite a livre circulação de pessoas - tanto por vias terrestres quanto aéreas - entre 29 nações da Europa.
O que aconteceu
O momento da travessia foi capturado e o vídeo passou a circular pelas redes sociais. O cão passa por uma cancela que separa os dois países e a divisória se abre.
A cena foi aplaudida por uma dezena de guardas fronteiriços. As pessoas que estavam no local comemoraram o ato simbólico com aplausos e gravações.
Além da Romênia, a Bulgária agora também integra o espaço Schengen. A entrada dos dois países ocorre após 13 anos de espera e é um marco importante para ambas as nações do leste europeu.
Entenda o caso
Os dois países do leste europeu, ambos membros da União Europeia desde 2007, foram parcialmente integrados à zona de livre circulação em março do ano passado. Até agora, seus cidadãos podiam realizar apenas viagens aéreas e marítimas sem verificações de fronteira.
A decisão enfrentou objeções impostas pela Áustria. O país defendia a manutenção dos controles de fronteira terrestres argumentando que os dois países não faziam o suficiente para impedir o trânsito de migrantes para dentro do território da UE.
Contudo, em dezembro, a Áustria informou na reunião de ministros do Interior da EU que não usaria seu poder de veto. Assim, ela abriu caminho para que os dois países se tornem membros plenos e oficializados a partir desta última terça-feira (31).
Esta é uma decisão histórica que marca o fim do processo de adesão dos dois países à área de livre circulação da UE, um objetivo fundamental da Bulgária e da Romênia desde sua entrada à União Europeia
Bulgária e Romênia, em nota conjunta
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.