Índia autoriza reabertura de cinemas e escolas, apesar do aumento de casos
O governo da Índia autorizou nesta quarta-feira a reabertura de cinemas e escolas a partir de 15 de outubro, na quinta fase da desaceleração da pandemia da covid-19, apesar de o país, o segundo com mais casos, ter agora 6,2 milhões de infecções e quase 100 mil mortes pela doença.
As diretrizes publicadas pelo Ministério do Interior da Índia dão sinal verde para o retorno às aulas, embora deixem a viabilidade de implementação à decisão dos governos regionais. Além disso, os pais devem autorizar esse estudo presencial por escrito.
Da mesma forma, permite a reabertura de salas de cinema com uma capacidade limitada a 50%.
O despacho também amplia a decisão anterior de permitir encontros públicos dentro de um imóvel para até 100 pessoas, autorizando que a partir do dia 15, os locais de reuniões possam receber até 200, desde que represente 50% da sua capacidade.
Para os espaços abertos não há limite de participantes, desde que as medidas sanitárias sejam cumpridas com o uso de máscaras e o distanciamento social.
Medidas semelhantes foram ditadas para parques recreativos, enquanto as piscinas só podem ser usadas para esportes.
Esse desconfinamento entrará em vigor no momento em que a Índia começa uma longa temporada de festas o que significa grandes multidões e uma retomada do consumo, importante para a economia.
Com a fase cinco, a Índia terá retirado quase todas as suas restrições, mantendo medidas rigorosas apenas dentro das zonas definidas como áreas de contágio, na tentativa de impulsionar a atividade econômica do país.
As restrições também são mantidas em voos internacionais, exceto para viagens de repatriação e rotas por meio de bolhas ou pontes aéreas, que permitem a conexão da Índia com uma dezena de países de forma controlada e mediante acordos bilaterais.
Segundo os últimos dados oficiais, a Índia atingiu hoje 6.225.763 casos, com mais de 80 mil novas infecções registradas nas últimas 24 horas, com um total de 97.497 mortes por covid-19.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.