Topo

Esse conteúdo é antigo

Madri anuncia fechamento da região nos próximos 2 finais de semana

Mulher caminha por Madri - Getty Images
Mulher caminha por Madri Imagem: Getty Images

29/10/2020 15h07

O Governo da Comunidade de Madri vai realizar um fechamento do perímetro da região durante os próximos dois finais de semana, que são três dias por ser feriado às segundas-feiras, indo contra os critérios da maioria das regiões, que estão adotando um período mais longo, conforme indicado no decreto de estado de alarme proposto pelo governo da Espanha.

O anúncio foi feito hoje pela presidente da região autônoma de Madri, a conservadora Isabel Díaz Ayuso, onde pediu ao governo um novo diálogo para flexibilizar as aberturas e fechamentos das comunidades autônomas, apenas em dias "essenciais".

Ontem, por carta, ela pediu ao presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, que feche a Comunidade de Madri por dias em vez dos sete exigidos pelo decreto real do estado de alarme, que hoje será votado no Congresso.

No entanto, a primeira vice-presidente do Governo, Carmen Calvo, avisou hoje que o Executivo não vai alterar o decreto do estado de alarme, que inclui a possibilidade de os governos regionais, que têm competências na área da Saúde, decretarem fechamentos do perímetro de seus territórios por pelo menos uma semana para conter a propagação do novo coronavírus.

Madri é uma das regiões com maior incidência da pandemia, com mais de 300 mil casos declarados, segundo o Ministério da Saúde, 2.152 nas últimas 24 horas e seus leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) têm uma ocupação de 38,9% com pacientes com covid-19.