PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Espanha apreende 1,2 tonelada de cocaína em navio após denúncia do Brasil

Espanha apreende 1,2 tonelada de cocaína em navio após denúncia do Brasil - Polícia Nacional da Espanha/Divulgação
Espanha apreende 1,2 tonelada de cocaína em navio após denúncia do Brasil Imagem: Polícia Nacional da Espanha/Divulgação

30/10/2020 15h21

Las Palmas de Gran Canaria (Espanha), 30 out (EFE).- Agentes da Espanha apreenderam cerca de 1,2 tonelada de cocaína escondida em um navio carregado com milho, após autoridades do Brasil advertirem que ele estaria transportando drogas.

O navio "Unispirit" foi interceptado quando navegava rumo às ilhas Canárias, informou a Agência Tributária espanhola nesta sexta-feira.

A embarcação já havia sido abordada antes de atravessar o Atlântico pelas forças de segurança brasileiras em uma operação na qual foi apreendida 1,5 tonelada de cocaína, mas conseguiu sair "em circunstâncias estranhas e sem que a inspeção estivesse concluída", explicou a agência espanhola em comunicado.

Em resposta a um pedido para que a carga fosse reexaminada na chegada ao território espanhol, a Agência Tributária, em colaboração com a polícia espanhola e a Guarda Civil, organizou uma operação conjunta. Eles interceptaram o navio a cerca de 50 milhas náuticas da ilha de Gran Canaria, o escoltaram até o porto e o submeteram a uma "inspeção completa" que levou à descoberta das drogas.

A cocaína estava escondida entre as quase 3,5 mil toneladas de milho que a embarcação transportava com destino a Cádiz, no sul da Espanha, após uma parada planejada em Las Palmas de Gran Canaria, segundo a fonte.

Durante esta segunda inspeção, realizada entre 16 e 21 de outubro, cerca de duas semanas após a realizada no Brasil, os agentes espanhóis encontraram 12 sacas de milho nos quais a cocaína estava escondida.

Internacional