PUBLICIDADE
Topo

Coronavírus

Ministro da Saúde anuncia início da vacinação em todas as regiões da Rússia

Ministro da Saúde anuncia início da vacinação em todas as regiões da Rússia - Valery Sharifulin / TASS
Ministro da Saúde anuncia início da vacinação em todas as regiões da Rússia Imagem: Valery Sharifulin / TASS

15/12/2020 15h04

Moscou, 15 dez (EFE).- O ministro da Saúde da Rússia, Mikhail Murashko, anunciou hoje o início da vacinação contra o novo coronavírus em toda a Rússia, no dia em que o país superou a marca de 2,7 milhões de casos e se aproximou das 48 mil mortes por covid-19.

"A vacina foi fornecida a todas as regiões e a imunização começou em todas elas", disse o titular da pasta, durante uma reunião por videoconferência entre integrantes da cúpula do governo do presidente, Vladimir Putin.

Murashko explicou que o Ministério da Saúde colocou em funcionamento uma rede nacional de transporte e conservação da vacina Sputnik V, a primeira a ser registrada no mundo, que foi produzida no país.

Segundo determinação do primeiro-ministro da Rússia, Mikhail Mishustin, foi garantida a distribuição nas 85 regiões do país, para que os pontos de vacinação funcionem de maneira ininterrupta entre 1º e 10 de janeiro, apesar das festas do Ano Novo.

A campanha de imunização já começou no sábado em Moscou, tendo como alvo funcionários do sistema de saúde, professores e trabalhadores sociais, na faixa de 18 a 60 anos.

Na capital, nesta semana também passaram a ser vacinados os funcionários de prefeituras e dos setores de serviços e comércio, além de instituições culturais.

A Sputnik V, vacina produzida no país, pelo Centro Gamaleya e pelo Fundo para Investimentos Diretos da Rússia, e que já está sendo aplicada na população, tem 91,4% de eficácia, segundo resultado da terceira fase de testes clínicos.

Coronavírus