Topo

Espanha tem número diário de mortes por covid-19 mais alto desde abril

Espanha tem número diário de mortes por covid-19 mais alto desde abril - Getty Images
Espanha tem número diário de mortes por covid-19 mais alto desde abril Imagem: Getty Images

02/02/2021 22h13

A Espanha confirmou nesta terça-feira mais 724 mortes por Covid-19, o maior número em 24 desde 8 de abril do ano passado, segundo informações do Ministério da Saúde, que informou que o total de vítimas do vírus SARS-CoV-2 desde o começo da pandemia chegou a 59.081.

De acordo com os dados oficiais, foram reportados 29.064 novos casos de coronavírus desde esta segunda-feira, elevando o total desde março de 2020 a 2.851.869.

O Ministério informou que de ontem para hoje houve uma ligeira diminuição de 0,7 ponto percentual na pressão das unidades de terapia intensiva, para uma ocupação de 44,58%. A incidência acumulada também caiu para 846,84 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, 18,8% a menos do que ontem.

Nessas circunstâncias, o governo anunciou hoje que proibirá a entrada por via aérea de pessoas do Brasil e da África do Sul, exceto cidadãos espanhóis e residentes da Espanha e ou de Andorra, devido às cepas de coronavírus detectadas nos dois países.

A medida entrará em vigor às 9h (local, 5h de Brasília) desta quarta-feira e estará em vigor por 14 dias, até as 9h do próximo dia 17, mas poderá ser prorrogada dependendo da evolução da pandemia.

Durante esse período, voos do Brasil e da África do Sul poderão chegar à Espanha somente ocupados por cidadãos de Espanha ou Andorra ou residentes nesses dois países, ou passageiros em trânsito internacional para um país fora do Espaço Schengen - área comum da União Europeia. Mesmo assim, a escala não poderá durar mais de 24 horas, e o passageiro não poderá deixar o aeroporto.

MAIS DE 400 MIL IMUNIZADOS

Com o aumento das infecções e mortes, o processo de vacinação contra a Covid-19 está avançando na Espanha, e 418.519 pessoas já receberam as duas doses necessárias para a imunidade.

De acordo com o balanço do Ministério da Saúde, até agora, foram administradas 1.673.054 doses em todo o país. Dessas, 1.644.183 são da parceria entre Pfizer e Biontech, enquanto 28.871 são da Moderna.

Além disso, na batalha para ganhar tempo para combater a propagação do vírus, 140 farmácias e 60 clínicas odontológicas em Madri começarão nesta quinta-feira a testar antígenos para pessoas que são convocadas pelas autoridades sanitárias através de uma mensagem em seu telefone celular.

O objetivo é fornecer às pessoas da região estabelecimentos de saúde complementares aos dispositivos de triagem populacional da saúde pública, para que possam ser testados para antígenos voluntária e gratuitamente, como informou nesta terça-feira o governo regional de Madri.