Topo

Esse conteúdo é antigo

Talibãs afirmam que 8 integrantes do EI foram mortos no Afeganistão

Membros do Talibã relataram a morte de oito integrantes do grupo Estado Islâmico dentro do Afeganistão - Stringer/Reuters
Membros do Talibã relataram a morte de oito integrantes do grupo Estado Islâmico dentro do Afeganistão Imagem: Stringer/Reuters

24/09/2021 14h55

Cabul, 24 set (EFE).- Os talibãs informaram nesta sexta-feira que mataram oito supostos integrantes do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), em várias operações realizadas no leste do Afeganistão, em resposta a atentados ocorridos nos últimos dias.

"Os mortos pertencem ao Estado Islâmico e faleceram nas últimas 24 horas, na cidade de Jalalabad e no distrito de Achin", na província de Nangarhar.

A informação foi confirmada à Agência Efe pelo diretor do escritório de Cultura e Informação da região, Hanif Nangarhari.

Os corpos dos supostos integrantes do EI, que foram mortos a tiros, foram encaminhados para o hospital da província de Nangarhar, segundo informou um funcionário da Diretoria de Saúde Pública local, que pediu para ser mantida no anonimato.

As operações dos talibãs aconteceram depois que, nos últimos sábado e domingo, na cidade de Jalalabad, várias explosões deixaram nove mortos e 25 feridos, incluindo integrantes dos talibãs.

Os ataques foram reivindicados pelo Estado Islâmico e foram os primeiros no Afeganistão desde que as tropas do grupo fundamentalista tomaram o controle total do país, com a retirada de militares dos Estados Unidos e Otan, em 31 de agosto.

A região de Nangarhar se mantém desde 2015 como a principal área de operações do EI no território afegão. Nos últimos anos, aumentaram os confrontos entre os combatentes dos grupos e de tropas estrangeiras.