Topo

Esse conteúdo é antigo

Argentina adotará passaporte da vacina para eventos com público

Medida é válida para todos os maiores de 13 anos que participem de eventos com mais de 1.000 pessoas - Ishara S. Kodikara/AFP
Medida é válida para todos os maiores de 13 anos que participem de eventos com mais de 1.000 pessoas Imagem: Ishara S. Kodikara/AFP

13/12/2021 15h08Atualizada em 13/12/2021 15h23

O governo da Argentina tornará obrigatória a apresentação de comprovante de vacinação contra a covid-19 para as pessoas que queiram estar presentes em atividades de "risco epidemiológico", conforme indica a edição desta segunda-feira do Diário Oficial do país.

Todos os maiores de 13 anos que desejem participar de eventos em espaços fechados ou de atos ao ar livre com presença de mais de 1.000 pessoas, deverão provar que completaram o esquema de imunização, pelo menos, 14 dias antes.

O registro da vacinação ficará disponível no aplicativo para celulares "Cuidar".

Segundo dados do Ministério da Saúde da Argentina, no país há atualmente 25.677 casos ativos de infecção pelo novo coronavírus, em meio a um aumento sustentado de positivos que está sendo registrado desde o mês passado.

O governo decidiu adotar a obrigatoriedade do comprovante para acelerar a vacinação, já que, até o momento, 31,1 milhões dos 45 milhões de habitantes do país completaram o esquema de imunização. Além disso, pouco menos de 8 milhões de pessoas ainda não receberam uma dose de vacina sequer.

As autoridades argentinas, contudo, informaram que, além de ficar vetada a presença em eventos, não haverá sanções para as pessoas que não contarem com o passaporte sanitário.

A normativa do governo da Argentina foi tornada oficial depois de consenso do Conselho Federal de Saúde, do Ministério da Saúde nacional e das 24 secretarias regionais.