Topo

Esse conteúdo é antigo

Reino Unido bate recorde de casos de covid-19 pelo 2º dia consecutivo

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, carregando vacinas - Stefan Rousseau/Reuters
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, carregando vacinas Imagem: Stefan Rousseau/Reuters

16/12/2021 19h22

Londres, 16 dez (EFE).- O Reino Unido alcançou nesta quinta-feira, pelo segundo dia consecutivo, o recorde de novos casos de covid-19 ao longo de toda a pandemia, com a notificação de 88.376 positivos nas últimas 24 horas.

Ontem, o governo britânico havia divulgado um total de 78.610 infecções registradas. Até então, a maior marca era de 8 de janeiro deste ano, com 68.053.

Além disso, o balanço divulgado hoje aponta para mais 146 mortes provocadas pela covid-19. Com isso, o número de vítimas da doença nos últimos sete dias subiu 6%. Já o de internações aumentou 8,6% no mesmo período.

O conselheiro médico do governo do Reino Unido, Chris Whitty, admitiu nesta quinta-feira que a rápida expansão da variante ômicron permite prever que os recordes de casos "serão batidos em muitas ocasiões nas próximas semanas".

O primeiro-ministro, Boris Johnson, decretou para a partir desta semana a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados, além da apresentação do comprovante de vacinação para acesso a boates e grandes eventos.

Por enquanto, o líder do Executivo britânico descarta a imposição de mais restrições à população.

"O governo não quer tomar decisões por vocês, sobre a vida social de vocês", disse o premiê, em entrevista coletiva.

"O que dizemos é que as pessoas devem ser cautelosas e refletir sobre suas atividades no período anterior às festas de fim de ano. Ninguém quer pegar a ômicron, se sentir mal e ficar obrigado e se isolar", completou.

Johnson garantiu que "o caminho mais rápido em direção a normalidade" é a terceira dose das vacinas contra a covid-19, que estão liberadas no Reino Unido para todos os maiores de 18 anos, que tenham recebido a segunda, pelo menos, três meses atrás. EFE