Topo

Esse conteúdo é antigo

Vacina da Pfizer é segura e protege crianças, diz pediatra Ana Escobar

Do UOL, em São Paulo

16/12/2021 14h46Atualizada em 16/12/2021 15h48

A pediatra Ana Escobar fez um apelo para que pais e responsáveis de crianças entre 5 a 11 anos levem as crianças para postos de vacinação contra a covid-19 para que estas possam receber a primeira dose do imunizante da Pfizer assim que for possível.

"É uma vacina segura, eficaz e necessária. Só com a vacina a gente vai conseguir minimizar os efeitos dessa pandemia", defendeu a médica em entrevista ao UOL News - Tarde, programa do Canal UOL.

A vacina é segura, protege as crianças, quem está em volta das crianças e não tem efeitos colaterais. Ana Escobar, médica pediatra

Hoje, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a liberação da vacina da Pfizer contra a covid-19 para crianças entre 5 a 11 anos, com um esquema de duas doses com três semanas de intervalo entre elas.

As doses da Pfizer para a faixa etária são diferentes das que são já são aplicadas em adultos e adolescentes, possuindo uma dosagem menor e um frasco de cor diferente — laranja, e não roxo. Elas, porém, só devem começar a chegar aos postos em janeiro.

Na entrevista ao UOL News - Tarde, Ana Escobar rebateu uma afirmação comum entre pais e responsáveis receosos em vacinarem crianças, que citam um possível alto risco que estas correm de desenvolver miocardite quando imunizadas.

A miocardite é uma inflamação em uma parte do coração. Em julho, a própria Anvisa alertou sobre o risco de desenvolvimento da condição pós-vacinação contra a covid-19, especialmente após a segunda dose.

Na época, a agência se baseou em informações de análises do FDA (Administração de Alimentos e Drogas), espécie de Anvisa dos Estados Unidos.

Ainda assim, segundo comunicado emitido na época pelo órgão, o risco de desenvolvimento de miocardite em vacinados com a Pfizer é baixo e, inclusive, supera os riscos decorrentes da não imunização contra o novo coronavírus.

No mesmo mês, a própria OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou que os casos de miocardite e outros problemas no coração em jovens vacinados haviam sido leves, e todos tinham respondido bem aos tratamentos convencionais.

"A doença covid-19 pode dar miocardite mais greve do que a vacina", pontuou a pediatra. "Pais: não há a menor razão que contraindique a vacina. Tem que ter cuidado com essas fake news", prosseguiu.

No mês passado, uma checagem do Comprova, projeto integrado por 33 veículos de imprensa, incluindo o UOL, classificou como enganosas postagens nas redes sociais que questionam erroneamente a segurança da vacina da Pfizer para os mais jovens.

A vacinação em massa é a medida mais eficaz contra a covid-19, protegendo, especialmente, contra a evolução da doença para quadros graves, como internação e morte pelo vírus.

Com notícias, opiniões e entrevistas, o UOL News - Tarde, apresentado por Fabíola Cidral, vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h (horário de Brasília), no Canal UOL. O programa pode ser acompanhado ao vivo pelo UOL Play e pelo canal do UOL no YouTube.