Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente da Finlândia acusa Rússia de usar armas de destruição em massa

Sauli Niinisto, presidente da Finlândia - Heikki Saukkomaa/ Lehtikuva/via REUTERS
Sauli Niinisto, presidente da Finlândia Imagem: Heikki Saukkomaa/ Lehtikuva/via REUTERS

Da EFE

13/06/2022 17h52Atualizada em 13/06/2022 18h17

O presidente da Finlândia, Sauli Niinistö, acusou nesta segunda-feira a Rússia de usar armas de destruição em massa na Ucrânia e alertou sobre uma "escalada vertical" do conflito", devido ao emprego de armamento cada vez mais pesado pelas duas partes envolvidas.

"A Rússia começou a usar armas muito poderosas, bombas termobáricas que, de fato, são armas de destruição em massa", afirmou Niinistö.

As autoridades ucranianas publicaram vídeos com supostos ataques russos com as bombas termobáricas, cuja onda expansiva supersônica pode destruir tudo no caminho.

A Anistia Internacional também denunciou hoje o uso de armamento proibido por parte da Rússia, como bombas de fragmentação, que podem ter causado a morte de centenas de civis na cidade ucraniana de Kharkiv.

Niinistö admitiu que os países ocidentais que apoiam a Ucrânia também começaram a fornecer armamento cada vez mais pesado para frear o avanço das tropas russas.

"A irracionalidade da situação fica refletida no fato de que tanto a paz, como um acordo de cessar-fogo são considerados de risco, uma chance de se rearmar. O que pode ser feito, então?", indagou o presidente finlandês.