Topo

Em dia pró-democracia, mulheres negras trazem lembrança desconfortável

Bruna Brelaz, presidente da UNE, participa do evento Imagem: Divulgação/UNE

do Núcleo de Diversidade

12/08/2022 09h00

Esta é a versão online da newsletter Nós Negros enviada hoje (12). Quer receber antes o pacote completo, com a coluna principal e mais informações, no seu e-mail, na semana que vem? Cadastre-se aqui.

********

Relacionadas

Juristas, políticos, artistas, ativistas e estudantes se reuniram nesta quinta (11) na Faculdade de Direito da USP, no centro de São Paulo (SP), para a leitura de cartas em defesa da democracia. Do lado de fora, uma multidão, majoritariamente de pessoas brancas, também lotou o tradicional Largo de São Francisco. Ao retratar o significado de democracia para o país, contextos como a superação das desigualdades sociais e do racismo foram abordados.

Entre oradores e oradoras, a participação de mulheres negras teve destaque. Entre elas:

O racismo deve ser rechaçado em todo o mundo. Os brutais assassinatos do povo negro demonstram isso. Enquanto houver racismo, não vai haver democracia"
Beatriz Santos, representante da Coalizão Negra por Direitos

O evento acontece quase meio século depois da leitura da "Carta aos Brasileiros", lida em 1977, no mesmo local. Na época, o documento denunciava a ilegitimidade do governo militar e reivindicava o restabelecimento do Estado de Direito. Entre as cartas lidas nesta quinta está uma semelhante, a "Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito", elaborada por um grupo de juristas. (Leia a íntegra aqui e o vídeo aqui). O documento foi criticado pelo presidente Jair Bolsonaro, que a chamou de "cartinha".

***

AXÉ... A primeira-dama Michelle Bolsonaro foi acusada de intolerância religiosa após divulgar vídeo do candidato Lula (PT) na companhia de uma mãe de santo, com a legenda: "Lula entregou sua alma".

EXU... Visto por muitas religiões como "demônio", a coluna UOL Mais Plural explica a distinção de Exu para o candomblé e a umbanda.

***

PÉRICLES... O cantor celebra 10 anos de carreira solo com o lançamento da segunda parte de "Pagode do Pericão". Em entrevista ao #CentralSplash, o artista recorda a carreira no Exaltasamba e aprova um grupo coreano de pagode, que vem embalando hits do Exalta na internet.

THIAGUINHO... Nos 20 anos de carreira, Splash relembra que o artista foi revelado pelo reality show "A Fama", exibido pela TV Globo no início dos anos 2000.

DJAVAN... Também para Splash, o cantor diz estar feliz por ver que sua música ainda é popular e influente entre os jovens. Com o álbum "D", quer continuar atraindo todo tipo de ouvintes.

IZA... Pela primeira vez na África, a cantora foi uma das atrações principais do Unitel Festa da Música, maior festival de Angola, e foi chamada de "Rainha da Representatividade". Em entrevista a Ecoa, ela conta como se emocionou.

***

ANGOLA... O angolano Robson Alberto vive no Brasil e está fazendo a diferença com uma plataforma que oferece aula de inglês para surdos, o "Umaze".

***

DANDO A LETRA

Michelle Bolsonaro, criticando um vídeo em que o presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva aparece em um culto de religião afrobrasileira, deixou transparecer o preconceito que a primeira-dama tem quanto a esse tipo de crença.
Chico Alves, colunista do UOL

Imagem: Arquivo Pessoal

Em Notícias, Chico Alves entrevista Padre Julio Lancelotti, que classifica as falas de Michelle e Feliciano como racismo religioso, e André Santana avalia que o post de Michelle mira evangélicas que não votam em Bolsonaro.

Em Esporte, Rodolfo Rodrigues fala sobre a classificação do Palmeiras na semifinal da Libertadores, uma decisão que veio nos pênaltis pelo zagueiro Murilo.

"Envelhecer passou a ser um verbo que poucas de nós conseguem conjugar sem medo ou ódio da imagem que se reflete no espelho"
Cris Guterres, colunista do UOL

Em Universa, Cris Guterres diz que envelhecer deveria ser normal e reflete nas causas para o tabu entre as mulheres de assumir a própria idade.

Em VivaBem, Larissa Cassiano explica como ficam as gestantes em relação à varíola dos macacos.

Em Tilt, Akim Abaz traz uma lista de seis lugares em São Paulo para quem ama tecnologia e ciência.

***

PEGA A VISÃO

Depois de anos de terapia, abri mão daquela mulher forte que a sociedade espera de toda mulher negra e me dei o direito de chorar"
Jaciana Melquiades, empreendedora

Imagem: Divulgação

Durante anos de tratamento terapêutico, Jaciana Melquiades percebeu que não conseguia evoluir em questões mais profundas, principalmente às que esbarravam nas suas dores como uma mulher negra. Esse sentimento a fez procurar por um profissional negro. Na reportagem de VivaBem, ela conta que percebeu maior acolhimento e conseguiu evoluir em assuntos importantes.

***

SELO PLURAL

Imagem: Arte UOL

No episódio #97 de Conversa de Portão, a entrevistada é a gastrônoma e pesquisadora Patty Durães que explica o que é nutricídio, um fenômeno que vem aumentando no Brasil por conta da grave insegurança alimentar.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Em dia pró-democracia, mulheres negras trazem lembrança desconfortável - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Nós Negros