Extrema direita vence 1º turno na França e pode ter maior bancada

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Assinantes UOL têm acesso à newsletter Para Começar a Semana, colunas, reportagens exclusivas e mais. Confira.

********

* Extrema direita vence o primeiro turno de eleições da França. O partido Reagrupamento Nacional (RN) de Marine Le Pen e seus aliados conquistaram 33% dos votos, o que permite projetar entre 230 e 280 das 577 cadeiras da Assembleia Nacional, perto da maioria absoluta de 289. Hoje o RN tem 88 deputados. A união de centro-direita do presidente Emmanuel Macron ficou em terceiro lugar, com 21%, atrás da esquerda, que somou 28%. O segundo turno ocorre no próximo domingo, 7 de julho, e poderá levar a ultradireita ao poder pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial. Na França o voto não é obrigatório, e o pleito teve participação histórica, com mais de 59% dos eleitores nas urnas.
***
* Macron convoca aliança "ampla" contra extrema direita. Diante dos resultados das urnas no primeiro turno, o presidente francês disse, em uma declaração por escrito, que "chegou o momento de uma aliança ampla, claramente democrática e republicana, para o segundo turno" e destacou a alta participação dos eleitores como vontade de "esclarecer a situação política" do país. A liderança dos partidos de esquerda anunciou que está disposta a retirar seus candidatos se um nome apoiado por Macron tiver mais chance de vencer a extrema direita e evitar que o RN consiga a maioria e escolha o novo primeiro-ministro. Leia mais.

* Ex-executiva da Americanas volta ao Brasil após ter prisão revogada. A ex-diretora da empresa, Anna Saicali, embarcou na noite de ontem em Portugal após a revogação do pedido de prisão que havia contra ela. No sábado, a Justiça do Rio de Janeiro revogou o pedido sob a condição de que ela se apresentasse no aeroporto de Lisboa e entregasse o passaporte à Polícia Federal assim que chegasse ao Brasil. A executiva deixou o país no dia 15 deste mês, e no entendimento dos investigadores, o fato de ela ter comprado apenas a passagem de ida mesmo sabendo que é investigada em inquérito policial no Brasil demonstra o intuito de mudança e o "intento de garantir a não aplicação da lei penal". A ex-diretora das Americanas é acusada de fraude fiscal. Saiba mais.

*Para 72% dos americanos, Biden deveria desistir de candidatura. Uma pesquisa divulgada ontem pela CBS News mostrou um aumento de 9 pontos percentuais, em relação a fevereiro, entre os eleitores que acreditam que o presidente americano deve desistir de concorrer à reeleição. Biden tem 81 anos e a sua idade é a principal razão para o eleitor querer a desistência da candidatura. Cresceu também o número de pessoas que acreditam que o presidente não tem saúde mental e cognitiva para continuar no cargo, são 72% do eleitorado, contra 65% no início de junho. Veja todos os dados da pesquisa.

* Espanha, Alemanha, Inglaterra e Suíça estão nas quartas da Eurocopa. Em partidas realizadas no fim de semana, a Suíça venceu a atual campeã Itália e vai jogar contra a Inglaterra, que conseguiu uma vitória improvável sobre a Eslováquia. No último lance do tempo regulamentar, os ingleses empataram o jogo e depois venceram na prorrogação. A outra semifinal já decidida será entre a Espanha, que goleou a Geórgia por 4 a 1 de virada, e a Alemanha, dona da casa, que se classificou vencendo a Dinamarca por 2 a 0.

* São Joaquim (SC) tem recorde de frio no ano, com -7,8° C. A sensação térmica na cidade que fica no chamado Caminho da Neve chegou a -19°C. As mínimas devem continuar baixas nesta segunda, com a possibilidade de geada em todas as cidades catarinenses situadas a mais de 700 metros do nível do mar. A cidade de São Paulo teve a tarde mais fria do ano ontem, com média de 15,2°C e menor valor absoluto de 13,2°C. À noite, os termômetros marcaram 10°C na capital paulista. A previsão é que a frente fria se desloque para o mar a partir de amanhã e faça com que as temperaturas máximas voltem a subir em toda a região Sul e no estado de São Paulo, mas as manhãs continuarão geladas. Veja a previsão.

Deixe seu comentário

Só para assinantes