Câmara aprova regulamentação da reforma tributária e zera imposto da carne

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar o Dia. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Assinantes UOL têm acesso à newsletter Para Começar a Semana, colunas, reportagens exclusivas e mais. Confira.

********

* Por 336 votos a 142, reforma tributária avança na Câmara. A Emenda Constitucional que mudou o sistema tributário do país foi promulgada em dezembro de 2023 e a Câmara discute agora dois projetos complementares para regulamentar as novas regras. O primeiro deles, que foi votado ontem, estabelece as regras de funcionamento do novo IVA (Imposto sobre Valor Agregado). Os principais pontos do texto foram a definição de quais alimentos entram na chamada cesta básica, que ficará com alíquota zero, e o "cashback", que é a devolução de uma parte do imposto pago em produtos e serviços para famílias de baixa renda.
**
Logo depois de votarem o texto-base, os deputados aprovaram que a carne, o frango e outras proteínas tenham imposto zerado, cedendo à pressão da bancada ruralista. O segundo projeto complementar, que discutirá o comitê gestor do novo Imposto sobre Bens e Serviços só deverá ser analisado em agosto. Entenda a reforma tributária.

* Inflação desacelera em junho e fica abaixo das projeções. O índice oficial medido pelo IPCA recuou 0,21% no mês, segundo dados do IBGE, e o resultado surpreendeu o mercado financeiro ao ficar abaixo da mediana das expectativas, que era de 0,32%. Dos 9 grupos de produtos e serviços pesquisados, 7 tiveram alta de preços no mês. Apesar de ainda pressionar o índice, o segmento de alimentação e bebidas desacelerou de 0,62% em maio para 0,44% em junho. O grupo dos transportes registrou queda de 0,19%, após subir 0,44% em maio, e teve a principal contribuição para frear o IPCA. No acumulado de 12 meses, a inflação está em 4,23%, Leia a análise.

* Avaliação positiva do governo Lula sobe de 33% para 36%. Segundo pesquisa Genial/Quaest, o número de pessoas que consideram a gestão atual ótima ou boa cresceu três pontos percentuais na comparação com o levantamento de maio, uma alta fora da margem de erro do levantamento, que é de dois pontos. A avaliação negativa do governo caiu de 33% para 30%, e a regular se manteve estável, oscilando de 31% para 30%. A aprovação do jeito de governar de Lula também cresceu de 50% para 54%, e a reprovação do trabalho do presidente desceu de 47% para 43%. Veja todos os números da pesquisa.

* TCU barra contratação de empresa pela Secom por suspeita de fraude. A licitação feita para tratar da comunicação digital do governo federal, no valor de R$ 197,7 milhões, foi suspensa por suspeita de quebra de sigilo. De acordo com o Ministério Público, na véspera do anúncio das vencedores da disputa, em abril, um jornalista do portal O Antagonista publicou, de forma cifrada nas redes sociais, as iniciais das empresas que ganhariam, duas delas foram desclassificadas no processo. A decisão é cautelar e precisa ser analisada pelo restante do tribunal. Entenda.

* Inglaterra vai à final da Eurocopa e Colômbia é finalista da Copa América. Os ingleses venceram a seleção da Holanda por 2 a 1, de virada, e chegam à sua segunda final seguida no torneio. Em 2021, os ingleses perderam para a Itália, nos pênaltis. Desta vez a Inglaterra vai enfrentar a Espanha na final. Pela Copa América, a Colômbia venceu o Uruguai por 1 a 0 em um jogo com muitos cartões e uma expulsão do lado colombiano. O Uruguai disputará o terceiro lugar com o Canadá, e a Colômbia briga pelo título com a Argentina. As duas copas terminam no próximo domingo.

Deixe seu comentário

Só para assinantes