Irã prende cartunista em meio à repressão à liberdade de expressão
DUBAI (Reuters) - Autoridades do Irã prenderam um cartunista e o mandaram à prisão para terminar de cumprir uma sentença suspensa, declarou seu advogado nesta terça-feira, engrossando uma lista crescente de jornalistas, artistas e ativistas detidos por acusações de segurança.
Hadi Heidari, do jornal Shahrvand, foi preso na segunda-feira e enviado ao presídio de Evin, em Teerã, disse seu representante à Reuters durante uma entrevista por telefone da capital iraniana.
"Ele foi condenado dois anos atrás por suas charges e foi sentenciado a um ano de prisão. As autoridades tiveram uma interpretação diferente das suas charges", afirmou o advogado, Saleh Nikbakht, acrescentando que Heidari já havia cumprido cerca de um mês da pena original.
A agência de notícias Tasnim, que é próxima da Guarda Revolucionária do Irã, afirmou que Heidari ligou para a família da prisão e contou que sua detenção é derivada da punição inicial.
Não ficou claro de imediato por que Heidari voltou a ser preso. Recentemente, os governistas linha-dura acusaram jornalistas encarcerados de ser parte de uma "rede de infiltração" ligada a potências estrangeiras hostis.
A Guarda Revolucionária deteve jornalistas, artistas e cidadãos norte-americanos nas ações de repressão da "infiltração". Na semana passada, a corporação prendeu os administradores de mais de 20 grupos atuantes pelo aplicativo de mensagens Telegram.
(Por Sam Wilkin e Bozorgmehr Shafaredin)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.