Topo

Reguladores de Wall Street se voltam para a Inteligência Artificial

25/10/2016 14h55

(Reuters) - Programas de inteligência artificial têm superado mestres do xadrez e campeões de programas de perguntas e respostas na TV. O próximo passo: trapaceiros do mercado financeiro.

Duas operadoras de bolsas anunciaram planos para lançar ferramentas inteligência para vigilância de mercado nos próximos meses e autoridades do regulador de Wall Street disseram à Reuters que não estão muito atrás. Executivos esperam que os computadores com conhecimentos humanóides possam ajudar os meros mortais a captar o mal comportamento mais rapidamente.

Um software poderia, por exemplo, analisar mensagens em salas de bate papo para detectar quando alguém se gabar de maneira duvidosa ou fizer uma traição no momento de uma grande negociação. Ele poderia também desenredar mais rapidamente problemas complexos como o "layering", quando ordens de transações são rapidamente enviadas às bolsas e então canceladas para movimentar artificialmente o preço de uma ação.

A Inteligência Artificial pode até farejar novos tipos de truques, disse o vice-presidente de regulamentação de mercados da Autoridade Regulatória do Setor Financeiro (Finra, na sigla em inglês), Tom Gira.

A Finra planeja testar um software de inteligência artificial que está sendo desenvolvido internamente para vigilância ano que vem, enquanto Nasdaq e London Stock Exchange Group esperam usá-lo até o fim do ano.

As operadoras de bolsa também planejam vender a tecnologia a bancos e administradores de fundos, para que então eles possam monitorar suas negociações.

(Por John McCrank)