Topo

Em balanço não auditado, Braskem amarga prejuízo líquido de R$ 2,637 bi no 4º tri após acordo de leniência

22/02/2017 07h26

SÃO PAULO (Reuters) - A Braskem teve prejuízo líquido consolidado de 2,637 bilhões de reais no quarto trimestre do ano passado, em função da provisão da multa referente ao acordo de leniência com as autoridades no âmbito da operação Lava Jato.

Em igual período do ano anterior, a empresa havia tido resultado líquido positivo de 35 milhões de reais.

A geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) consolidado somou 2,385 bilhões de reais no trimestre de outubro a dezembro, queda de 10 por cento ante o mesmo intervalo de 2015.

Os números divulgados pela petroquímica são prévia não auditada do balanço. Em fato relevante, a Braskem informa que decidiu postergar para 29 de março de 2017 o arquivamento das demonstrações financeiras auditadas.

O cronograma foi alterado em função do acordo global com as autoridades anunciado em 21 de dezembro para encerrar acusações envolvendo denúncias levantadas pela operação Lava Jato.

Na época, a Braskem se comprometeu a pagar 957 milhões de dólares (3,1 bilhões de reais), submetendo-se ainda a monitoramento externo por até três anos. [nL1N1EG0ZP]

(Por Gabriela Mello)