Turista espanhola morre por tiro da polícia na Rocinha

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Uma turista espanhola, de 67 anos, morreu nesta segunda-feira após ser baleada por um disparo da polícia na comunidade da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro, onde uma disputa entre traficantes rivais provocou um intenso confronto que dura mais de um mês, informaram autoridades.

Segundo a Polícia Militar, a mulher morta e outros turistas estavam em um carro particular cujo motorista não atendeu a uma ordem dos policiais para parar em uma blitz em um ponto da favela, o que levou os policiais a abrirem fogo contra o carro.

A turista espanhola foi socorrida e levada ao hospital mais próximo, mas não resistiu aos ferimentos, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. “Ela já chegou ao hospital em óbito”, disse uma porta-voz da secretaria.

A Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio lamentou em nota oficial a morte da estrangeira e informou que um inquérito foi aberto para apurar o caso. A Corregedoria da PM também abriu uma investigação, segundo a PM.

A Rocinha vive um intenso clima de tensão há mais de um mês, quando teve início uma disputa entre traficantes rivais pelo domínio da venda de drogas na favela, uma das maiores e mais conhecidas do Rio.

As Forças Armadas já foram acionadas para intervir na comunidade duas vezes nesse período, mas nem as tropas federais nem as forças de segurança do Estado conseguiram controlar a situação.

Antes da morte da turista, dois policiais militares ficaram feridos em um confronto com suspeitos dentro da favela também nesta segunda-feira. Desde o início da disputa pelo comando do tráfico de drogas na Rocinha ao menos 11 pessoas morreram em virtude da disputa.

(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos