Topo

Segurança alimentar está se deteriorando no Oriente Médio e no norte da África, alerta FAO

21/12/2017 09h50

CAIRO (Reuters) - A segurança alimentar no Oriente Médio e no norte da África está se deteriorando rapidamente por causa dos conflitos em vários países da região, alertou uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta quinta-feira.

Nos países mais atingidos por crises --Síria, Iêmen, Iraque, Líbia e Sudão--, uma média de mais de um quarto da população está subnutrida, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em seu relatório anual sobre segurança alimentar.

Um quarto da população está à beira da fome no Iêmen, que há vários anos é vítima de uma guerra entre o movimento Houthi, aliado do Irã, e o governo do presidente Abd-Rabbu Mansour Hadi, que tem apoio saudita, e que causou uma das piores catástrofes humanitárias dos últimos tempos.

O relatório se concentrou em mudanças na segurança alimentar e na nutrição na região desde 2000.

Segundo o texto, a desnutrição em países não afetados diretamente por conflitos, como a maioria dos Estados do Golfo Pérsico e a maioria das nações do norte africano, inclusive o Egito, melhorou ligeiramente na última década -- mas piorou em países assolados por confrontos.

"Os custos dos conflitos podem ser vistos nas medições de insegurança alimentar e desnutrição", disse o diretor-geral assistente da FAO, Abdessalam Ould Ahmed.

"Passos decisivos para a paz e a estabilidade (precisam ser) dados".

Vários países da região mergulharam em confrontos depois das revoltas de 2011 que derrubaram líderes na Tunísia, no Egito e na Líbia.

A guerra civil síria, que também começou com manifestações populares, já matou centenas de milhares de pessoas e deixou mais de 11 milhões de desabrigados.

(Por John Davison)