Topo

Suécia abre investigação sobre instituição que entrega Nobel

27/04/2018 20h18

ESTOCOLMO (Reuters) - A unidade de crimes financeiros da polícia da Suécia informou nesta sexta-feira que havia aberto uma investigação sobre a Academia Sueca, a instituição que escolhe os vencedores do Prêmio Nobel de Literatura.

A prestigiosa Academia se envolveu em alegações de condutas sexuais impróprias pelo marido de uma de seus membros e a confissão de que nomes de alguns vencedores --assunto de intensa especulação em que muitas pessoas apostam com companhias de apostas-- foram vazados antecipadamente.

    O fotógrafo Jean-Claude Arnault, marido da poetisa e membro da Academia Katarina Frostenson, negou as acusações de condutas sexuais impróprias, feitas por diversas mulheres. Ele também negou ser a fonte dos nomes vazados.

    “O procurador-chefe Jan Tibbiling, da Autoridade de Crimes Econômicos da Suécia, iniciou uma investigação preliminar relacionada ao crime financeiro... ligado à Academia Sueca”, informou a unidade de crimes financeiros em comunicado.

    Tibbiling disse que não irá fornecer mais informações sobre quais crimes estão sendo investigados ou a pessoa ou pessoas que estão envolvidas.

    A Academia Sueca não pôde ser imediatamente contatada por telefone ou e-mail para comentários. O advogado de Arnault também não pôde ser contatado para comentários.

    Os trabalhos da normalmente reservada instituição têm estado sob intenso escrutínio nas semanas recentes como resultado das acusações e uma profunda e amarga divisão pública entre seus membros sobre como lidar com elas.

    O chefe da Academia e diversos outros membros renunciaram. O rei da Suécia, Carl Gustaf --patrono da instituição fundada por seu antepassado Gustav III em 1786-- teve que intervir e prometer reformar seus estatutos.

    (Reportagem de Simon Johnson e Johan Sennero)