EUA classificam oficialmente a Guarda Revolucionária do Irã como grupo terrorista
Os Estados Unidos oficialmente classificaram a elite da Guarda Revolucionária do Irã (IRGC, em inglês) como organização terrorista estrangeira, de acordo com um aviso publicado no Registro Federal dos EUA hoje.
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na semana passada que faria o movimento simbólico, mas sem precedentes, que foi imediatamente condenado pelo Irã e criou preocupações sobre medidas de retaliação às forças dos EUA.
A IRGC é responsável pelos mísseis balísticos e pelos programas nucleares do Irã, além de também estar envolvida com as indústrias bancárias e marítimas do país. A nova classificação facilita processar empresas ou pessoas na União Europeia que fazem negócios com o Irã.
A lei dos EUA já pune as pessoas dos EUA que lidam com a IRGC com até 20 anos de prisão devido à presença do grupo na lista de terroristas globais especialmente categorizados pelos EUA, um programa diferente de meras sanções norte-americanas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.