Topo

EUA classificam oficialmente a Guarda Revolucionária do Irã como grupo terrorista

22.set.2014 - Membros da Guarda Revolucionária do Irã marcham durante uma parada militar anual no mausoléu do aiatolá Khomeini, nos arredores de Teerã - Ebrahim Noroozi/AP
22.set.2014 - Membros da Guarda Revolucionária do Irã marcham durante uma parada militar anual no mausoléu do aiatolá Khomeini, nos arredores de Teerã Imagem: Ebrahim Noroozi/AP

15/04/2019 10h57

Os Estados Unidos oficialmente classificaram a elite da Guarda Revolucionária do Irã (IRGC, em inglês) como organização terrorista estrangeira, de acordo com um aviso publicado no Registro Federal dos EUA hoje.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na semana passada que faria o movimento simbólico, mas sem precedentes, que foi imediatamente condenado pelo Irã e criou preocupações sobre medidas de retaliação às forças dos EUA.

A IRGC é responsável pelos mísseis balísticos e pelos programas nucleares do Irã, além de também estar envolvida com as indústrias bancárias e marítimas do país. A nova classificação facilita processar empresas ou pessoas na União Europeia que fazem negócios com o Irã.

A lei dos EUA já pune as pessoas dos EUA que lidam com a IRGC com até 20 anos de prisão devido à presença do grupo na lista de terroristas globais especialmente categorizados pelos EUA, um programa diferente de meras sanções norte-americanas.

Mais Internacional