Topo

Número de mortos em enchentes na Índia, Nepal e Bangladesh supera 300

21.jul.2019 - Mulher faz uma balsa improvisada enquanto meninas atravessam as águas da inundação na aldeia de Laharighat, no distrito de Morigaon, no estado de Assam, na Índia - Anuwar Hazarika/Reuters
21.jul.2019 - Mulher faz uma balsa improvisada enquanto meninas atravessam as águas da inundação na aldeia de Laharighat, no distrito de Morigaon, no estado de Assam, na Índia Imagem: Anuwar Hazarika/Reuters

Por Serajul Quadir e Sudarshan Varadhan

Em Daca (Índia) e Nova Délhi (Bangladesh)

22/07/2019 08h35

O número de mortos em graves enchentes em partes de Índia, Nepal e Bangladesh subiu para mais de 300 hoje, apesar das fortes chuvas começarem a diminuir e os níveis das águas começarem a baixar em algumas das áreas mais afetadas.

As fortes chuvas e o transbordamento de rios atingiram vastas faixas do leste da Índia há mais de um ano, e autoridades disseram na segunda-feira que até agora 102 pessoas morreram no Estado de Bihar, 35 a mais do que o governo estadual havia estimado na quinta.

As chuvas torrenciais em Bangladesh mataram mais de 47 pessoas nas duas últimas semanas e pelo menos 120 estão desaparecidas e possivelmente mortas após as enchentes e deslizamentos de terra no montanhoso Nepal, disseram autoridades dos dois países.

Partes do Paquistão também foram atingidas pela enchente.

18.jul.2019 - Casas parcialmente submersas em Tangail, Bangladesh - Str/Xinhua - Str/Xinhua
18.jul.2019 - Casas parcialmente submersas em Tangail, Bangladesh
Imagem: Str/Xinhua

Em Bangladesh, pelo menos 700 mil pessoas foram desalojadas.

As mortes devido a enchentes na região mais que dobraram nos últimos cinco dias.

No Estado indiano produtor de chá de Assam, próximo à fronteira com Bangladesh, as enchentes desalojaram milhões de pessoas e mataram mais de 60, disseram autoridades.

Separadamente, pelo menos 32 pessoas foram mortas no domingo por trovões em Uttar Pradesh, Estado mais populoso do país no norte.