PUBLICIDADE
Topo

Sobrevivente de Ebola fica doente novamente, dizem autoridades do Congo

Equipe médica com equipamento de proteção antes de entrar em área de centro de tratamento de ebola em Goma - Getty Images
Equipe médica com equipamento de proteção antes de entrar em área de centro de tratamento de ebola em Goma Imagem: Getty Images

Fiston Mahamba

Em Gisenyi, Ruanda

08/12/2019 14h22

Um sobrevivente de Ebola manifestou a doença uma segunda vez no leste do Congo, afirmaram as autoridades de saúde congolesas neste domingo, que ainda não têm certeza se o caso é uma recaída ou uma reinfecção.

A epidemia de Ebola na República Democrática do Congo infectou mais de 3,3 mil pessoas e matou mais de 2,2 mil desde meados do último ano, o segundo pior do qual se tem registro.

Especialistas afirmam que se trabalhava com a hipótese que sobreviventes do Ebola geralmente adquiriam imunidade à doença. Não houve casos documentados de reinfecção, mas alguns pesquisadores consideram-na pelo menos uma possibilidade teórica, enquanto a recorrência de uma infecção prévia é considerada extremamente rara.

Em um relatório diário sobre a epidemia, as autoridades de saúde congolesas informaram que um sobrevivente em Mabalako, província de North Kivu, ficou novamente doente devido ao vírus, mas não forneceu detalhes.

Representantes da Organização Mundial de Saúde e do Instituto Nacional do Congo de Pesquisas Biomédicas (INRB) disseram que testes estão sendo conduzidos para determinar o que ocorreu.

Notícias