Topo

Esse conteúdo é antigo

Merkel pede que alemães fiquem em casa até depois da Páscoa para derrotar covid-19

Angela Merkel - Clemens Bilan - Pool/Getty Images
Angela Merkel Imagem: Clemens Bilan - Pool/Getty Images

Michelle Martin, Madeline Chambers e Andreas Rinke

em Berlim (Alemanha)

01/04/2020 16h09

A Alemanha prorrogará as medidas de distanciamento social adotadas no mês passado para frear a disseminação do coronavírus até 19 de abril, e o governo reavaliará a situação depois do feriado da Páscoa, disse a chanceler Angela Merkel hoje.

O país fechou escolas, lojas, restaurantes, parques de diversão e instalações esportivas, e muitas empresas interromperam a produção para ajudar a combater a doença, mas os números de casos novos e mortes de coronavírus ainda estão subindo.

"Estamos vendo algum efeito pequeno (das medidas), mas estamos longe de onde precisamos estar", disse Merkel a repórteres após uma teleconferência com os premiês dos 16 Estados alemães.

"Sabemos que uma pandemia não leva em conta os feriados", acrescentou, pedindo às pessoas que não viajem durante a Páscoa.

A Alemanha, país que tem a maior economia da Europa, pode encolher até 5,4% neste ano, alertaram os assessores econômicos do governo, e apesar de um pacote de estímulo de mais de 750 bilhões de euros para amenizar o golpe, as empresas estão ansiosas para voltar ao trabalho assim que for seguro.

Ainda nesta quarta-feira, Merkel debateu o impacto da crise com representantes da indústria automotiva, incluindo chefes de sindicatos, disseram o governo e fontes do setor à Reuters.

O jornal Stuttgarter Zeitung noticiou que a associação automotiva VDA e sindicatos delinearam quais medidas políticas acham serem necessárias para reativar a economia após a crise.

O ministro das Finanças, Olaf Scholz, anunciou mais cedo hoje um apoio de 2 bilhões de euros a startups.