Nepal reabrirá Everest para alpinistas apesar do aumento de casos de coronavírus
O Nepal irá reabrir suas montanhas do Himalaia — incluindo o Monte Everest — para alpinistas na temporada de outono, afirmaram hoje autoridades, com o objetivo de impulsionar a economia dependente do turismo, apesar do aumento das infecções pelo novo coronavírus.
Lar de oito das 14 montanhas mais altas do mundo, o Nepal interrompeu as escaladas e o trekking em março para conter o novo coronavírus, que até agora infectou 19.547 pessoas e causou 52 mortes no país de 30 milhões de habitantes.
"Nós reabrimos o montanhismo e emitiremos licenças de alpinismo para o outono", disse Mira Acharya, funcionário do departamento de Turismo, acrescentando que os alpinistas devem seguir os protocolos de saúde emitidos pelo governo. A temporada de escalada de outono no Nepal vai de setembro a novembro.
A ausência do alpinismo na popular temporada de abril a maio causou prejuízos de milhões de dólares ao Nepal. Centenas de viajantes estrangeiros e cerca de 200 mil xerpas, guias e carregadores foram atingidos.
Embora o governo agora queira reabrir o alpinismo, os voos internacionais estão interrompidos até meados de agosto e as restrições de viagem no Nepal permanecem, o que significa que os escaladores ainda serão mantidos afastados no curto prazo, disseram os organizadores da expedição.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.