Topo

Esse conteúdo é antigo

NY revisará vacina contra covid-19 autorizada por governo, diz Cuomo

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, em coletiva de imprensa sobre a situação da covid-19 no estado - David Dee Delgado/Getty Images/AFP
O governador de Nova York, Andrew Cuomo, em coletiva de imprensa sobre a situação da covid-19 no estado Imagem: David Dee Delgado/Getty Images/AFP

24/09/2020 18h56

O governador do Estado de Nova York, Andrew Cuomo, disse nesta quinta-feira que o governo estadual irá conduzir suas próprias revisões de vacinas autorizadas ou aprovadas pelo governo federal devido a preocupações com a possível politização do processo de aprovação.

Cuomo, um político democrata que tem criticado repetidas vezes o presidente Donald Trump e a condução de seu governo republicano na pandemia do coronavírus, disse a jornalistas em um pronunciamento que formaria um comitê de revisão para aconselhar o Estado sobre a segurança da vacina.

"Francamente, eu não vou confiar na opinião do governo federal", disse Cuomo. "O Estado de Nova York fará sua própria revisão quando o governo federal terminar de revisar e disser que é seguro."

Uma porta-voz da Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos, a FDA, se recusou a comentar as declarações do governador. Na quarta-feira o comissário da FDA, Stephen Hahn, disse a um comitê do Senado que a agência só aprovará uma vacina se ela for segura e eficiente.

O Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) se recusou a comentar, dizendo que era um assunto para o Departamento de Saúde dos EUA. O departamento não respondeu imediatamente a um pedido por comentários.

"A escolha dos Estados em revisar de maneira independente a segurança e eficácia de produtos é um sinal problemático. Este país está em apuros se chegarmos ao ponto de não confiarmos na FDA ou no CDC", disse o dr. Paul Offit, um especialista em doenças infecciosas na Universidade da Pensilvânia e no Hospital Infantil da Filadélfia, em um comentário enviado por e-mail à Reuters.

Declarações recentes de Trump e de seu secretário de Saúde sobre a concessão de autorizações a vacinas para a Covid-19 que estão atualmente em fases avançadas de testes provocaram preocupações entre especialistas da área sanitária sobre se as decisões da FDA podem continuar independentes de questões políticas.