Topo

Esse conteúdo é antigo

Há evidência de que nova variante do coronavírus é mais mortal, diz Boris Johnson

19.jan.2021 - Profissionais da saúde transportam paciente no Hospital Real de Londres, na Inglaterra, em meio a novo momento crítico da pandemia de covid-19 no Reino Unido - Reuters
19.jan.2021 - Profissionais da saúde transportam paciente no Hospital Real de Londres, na Inglaterra, em meio a novo momento crítico da pandemia de covid-19 no Reino Unido Imagem: Reuters

William James

22/01/2021 14h43

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou nesta sexta-feira haver evidências de que uma nova variante do coronavírus, descoberta no ano passado, possa estar associada a uma mortalidade mais alta.

"Fomos informados hoje que além de se propagar mais rapidamente, agora também parece que há algumas evidências de que a nova variante —a variante que foi descoberta pela primeira vez em Londres e no sudeste (da Inglaterra)— pode estar associada a um alto grau de mortalidade", disse ele em uma entrevista coletiva.

Johnson disse que todas as evidências atuais mostram que ambas as vacinas em uso no Reino Unido seguem efetivas contra variantes novas e velhas.

Os estudos ainda são preliminares e estão sendo analisados por cientistas do Grupo de Conselho para Novas Ameaça de Vírus Respiratórios, que assessora o governo. Desde que foi descoberta, no final do ano passado, a nova cepa do vírus se espalhou rapidamente para mais de 50 países.

"É basicamente o impacto da nova variante que faz o NHS (sistema nacional de saúde) estar sob intensa pressão", disse o premiê.

(Com Estadão Conteúdo)