Premiê britânico diz que vacina da AstraZeneca é eficaz para todas as idades
LONDRES (Reuters) - O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, disse que a vacina contra covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford com a AstraZeneca é eficaz para pessoas de todas as faixas etárias, depois de a Alemanha recomendar que o imunizante seja aplicado somente em pessoas com menos de 65 anos.
A vacina contra covid-19 da AstraZeneca deve ser aplicada somente em pessoas de entre 18 e 64 anos, disse o comitê de vacinas da Alemanha em um esboço de recomendação um dia antes de reguladores europeus decidirem se aprovam o imunizante.
Questionado hoje sobre a avaliação alemã, Johnson disse: "Não concordo com isso".
"Nossas próprias autoridades deixaram muito claro que acham que a vacina Oxford/AstraZeneca é muito boa e eficaz", disse o premiê durante uma visita a uma fábrica de vacinas na Escócia.
"A evidência que eles viram, que eles receberam, é de que eles acham que é eficaz em todos os grupos etários, e fornece uma boa resposta imune em todos os grupos etários", declarou.
O Reino Unido já está aplicando a vacina da AstraZeneca em sua população depois de se tornar o primeiro país a aprovar a vacina em dezembro.
A Public Health England (PHE) disse que a vacina da AstraZeneca fornece uma resposta imune tranquilizadora em idosos, apesar de os dados sobre nível preciso de proteção ser desigual, com "altos níveis de proteção contra a covid-19, particularmente contra casos mais graves".
"Houve muitos poucos casos em pessoas mais velhas nos testes da AstraZeneca para observar o nível preciso de proteção neste grupo, mas os dados de resposta imune foram bastante tranquilizadores", disse a chefe de imunizações da PHE, Mary Ramsay, em comunicado.
(Reportagem de Alistair Smout, reportagem adicional de Guy Faulconbridge)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.