Topo

Esse conteúdo é antigo

Bruxelas rebatizará paradas de ônibus e bonde em homenagem a mulheres famosas

08/03/2021 15h32

Por Marine Strauss

BRUXELAS (Reuters) - A operadora de transporte público de Bruxelas comemorou o Dia Internacional da Mulher rebatizando dez estações de metrô em homenagem a mulheres famosas por um dia, e prometeu rebatizar permanentemente 17 paradas de ônibus e bonde ao longo dos próximos três anos para "feminizar" sua rede.

A falecida líder de direitos civis norte-americana Rosa Parks, a defensora dos direitos das meninas Malala Yousafzai e a ativista contra a mudança climática Greta Thunberg estão entre aquelas cujos nomes foram emprestados por um dia a paradas da rede de metrô de quatro linhas da capital belga.

A operadora de transporte Stib disse em um comunicado que rebatizar permanentemente paradas de ônibus e bonde já antigas cria dificuldades práticas, mas que está comprometida a levar mais equilíbrio à rede com o tempo.

A Stib disse que muitas paradas do transporte público têm nomes de homens que também estão em ruas destes bairros, e que há 14 vezes mais ruas com nomes de homens do que de mulheres em Bruxelas.

"Na época em que os nomes foram escolhidos, a sociedade era diferente. As mulheres não tinham um papel na sociedade então, ao contrário de hoje", disse a empresa. "Eram homens que tomavam as decisões, e obviamente escolheram nomes de homens."

Sete estações de ônibus e bonde ganharão nomes de mulheres neste ano, e mais 10 em 2022 e 2023, mas as trocas de nomes nas estações de metrô precisarão da aprovação do Ministério do Transporte regional.