Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro pede que Câmara rejeite quarentena eleitoral para juízes, militares e policiais

Projeto prevê quarentena de cinco anos a essas pessoas antes de disputar eleições - Alan Santos/PR
Projeto prevê quarentena de cinco anos a essas pessoas antes de disputar eleições Imagem: Alan Santos/PR

26/08/2021 20h36

O presidente Jair Bolsonaro fez um apelo hoje à Câmara dos Deputados para que não aprove, no projeto que altera regras eleitorais, a chamada quarentena a juízes, promotores, policiais e militares.

A proposta, que tem votação prevista para a próxima semana, prevê, entre outros pontos, que essas categorias respeitem uma quarentena de 5 anos para disputar as eleições.

Para Bolsonaro, a aprovação da medida iria configurar uma "tremenda discriminação".

O presidente reconheceu que a quarentena poderia impedir eventual candidatura do ex-juiz e ex-ministro de seu governo Sergio Moro, mas disse que não usaria uma lei para impedir a candidatura de Moro —que deixou o governo acusando o presidente de interferência na Polícia Federal— porque isso prejudicaria uma série de outras pessoas interessadas em participar da política.

O governo Bolsonaro teve início em 1º de janeiro de 2019, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (então no PSL) e de seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB). Ao longo de seu mandato, Bolsonaro saiu do PSL e ficou sem partido até filiar ao PL para disputar a eleição de 2022, quando foi derrotado em sua tentativa de reeleição.