Topo

Esse conteúdo é antigo

Cuba pede aval da OMS a vacinas contra covid-19 e começa imunização de crianças

O país é o único da região que desenvolveu uma vacina contra o vírus - iStock
O país é o único da região que desenvolveu uma vacina contra o vírus Imagem: iStock

Marc Frank

Em Havana

15/09/2021 12h33Atualizada em 16/09/2021 07h35

Cuba pedirá amanhã que a OMS (Organização Mundial da Saúde) aprove três vacinas contra covid-19, de acordo com a empresa estatal que as produz, ao mesmo tempo em que começa a administrar doses em crianças pequenas.

Rolando Pérez Rodríguez, diretor de pesquisa e desenvolvimento da BioCubaFarma, fez o anúncio durante um debate transmitido pela mídia estatal na noite de ontem a respeito de uma campanha de vacinação que pretende imunizar mais de 90% da população até novembro.

"Já houve alguns intercâmbios entre Havana e o escritório (da OMS) em Genebra", disse Pérez.

"Agora começa um procedimento e um intercâmbio para avaliar a documentação entregue."

Atualmente, a ilha caribenha está vacinando a população em um dos ritmos mais velozes do mundo com os imunizantes locais Abdala, Soberana-2 e Soberana Plus, todas autorizadas por agências reguladoras domésticas para uso emergencial em meio a uma disparada da variante delta que pressiona o sistema de saúde.

O país é o único da região que desenvolveu uma vacina contra o vírus.

Cuba diz que suas vacinas têm uma eficácia superior a 90% e que os resultados iniciais são semelhantes àqueles de outras vacinas de ponta, diminuindo consideravelmente a transmissão, as doenças graves e as mortes. Críticos, no entanto, se queixam de que tais resultados ainda não foram analisados pela comunidade científica.