Topo

Esse conteúdo é antigo

Alemanha admite a possibilidade de lockdown mesmo para vacinados

O ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, falou sobre possibilidade de lockdown até para os vacinados - Markus Schreiber/Pool/AFP
O ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, falou sobre possibilidade de lockdown até para os vacinados Imagem: Markus Schreiber/Pool/AFP

19/11/2021 09h43Atualizada em 19/11/2021 10h07

BERLIM (Reuters) - A situação do coronavírus na Alemanha é tão grave que um lockdown, inclusive para pessoas que foram vacinadas, não pode ser descartado, disse o ministro da Saúde do país nesta sexta-feira, enquanto a Áustria anunciou que reativará um lockdown total a partir de segunda-feira.

"Agora estamos em uma situação, ainda que isto produza um alerta de notícia, na qual não podemos descartar nada", disse o ministro da Saúde interino, Jens Spahn, em uma coletiva de imprensa.

Os mercados se abalaram com a perspectiva de um lockdown alemão. O rendimento dos bônus se tornou negativo, e o euro e os mercados de ações despencaram.

A Áustria se tornará o primeiro país da Europa Ocidental a reativar um lockdown de coronavírus total no outono para combater uma nova onda de infecções e exigirá que toda a população se vacine até fevereiro, informou seu governo nesta sexta-feira.

A Alemanha relatou 52.970 casos novos de coronavírus e 201 mortes nesta sexta-feira, o que eleva o total de fatalidades a 98.739.

Na quinta-feira, a chanceler alemã, Angela Merkel, disse que, em áreas onde hospitais estão ficando perigosamente cheios de pacientes de Covid-19, grande parte da vida pública será restringida àqueles que estão vacinados ou se recuperaram da doença.

A câmara alta do Parlamento alemão deve aprovar as novas medidas de combate ao coronavírus ainda nesta sexta-feira.

Spahn também disse que o Ministério da Saúde está conversando com a Pfizer e com outras empresas para adquirir remédios de tratamento da Covid-19.