Topo

Esse conteúdo é antigo

Ucrânia critica exercícios russos no Mar Negro e diz que tornam navegação 'virtualmente impossível'

Navio de guerra russo Pyotr Morgunov navega no Bósforo em direção ao Mar Negro - Murad Sezer/Reuters
Navio de guerra russo Pyotr Morgunov navega no Bósforo em direção ao Mar Negro Imagem: Murad Sezer/Reuters

Pavel Polityuk e Matthias Williams

Kiev

10/02/2022 09h16

A Ucrânia criticou os exercícios navais russos perto de sua costa sul nesta quinta-feira, dizendo que a presença de navios de guerra faz parte de uma "guerra híbrida" que tornou a navegação no Mar Negro e no Mar de Azov praticamente impossível.

Em um comunicado do Ministério das Relações Exteriores, a Ucrânia disse que as ações da Rússia "mostram flagrante desrespeito às regras e princípios do direito internacional" e que Kiev trabalharia em conjunto com países parceiros para preparar uma resposta.

"Essas ações agressivas da Federação Russa como parte de sua guerra híbrida contra a Ucrânia são inaceitáveis", afirmou o comunicado. "Esta é uma complicação significativa e injustificada do transporte marítimo internacional, especialmente o comércio, que pode causar consequências econômicas e sociais complexas, especialmente para os portos da Ucrânia."

Moscou está realizando exercícios navais no Mar Negro este mês, ao mesmo tempo em que realiza exercícios terrestres ao norte da Ucrânia, em Belarus, parte de uma demonstração de força que o Ocidente diz ser um precursor de uma invasão, o que Moscou nega.

A Rússia disse que seis navios de guerra chegaram a Sebastopol, na Crimeia, que Moscou anexou da Ucrânia em 2014. Não houve comentários imediatos de Moscou sobre as declarações da Ucrânia.