Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

ONU: Civis mortos na Ucrânia chegam a 474, mas número pode ser maior

Stephanie Nebehay

Reuters, Genebra

08/03/2022 11h06Atualizada em 08/03/2022 11h25

O escritório de direitos humanos da ONU (Organização das Nações Unidas) disse hoje que tinha verificado 1.335 vítimas civis na Ucrânia, incluindo 474 mortos e 861 feridos, desde que a invasão da Rússia começou em 24 de fevereiro.

Mas o número de vítimas civis do conflito está incompleto enquanto se aguardava a corroboração dos relatos, disse o órgão em comunicado.

"Isto diz respeito, por exemplo, às cidades de Volnovakha, Mariupol, Izium, onde há alegações de centenas de vítimas civis", afirmou.

O número anterior de mortes de civis, informado pela ONU na segunda-feira, foi de 406.

"Não passou um dia sem notícias de dezenas de vítimas civis resultantes de bombardeios indiscriminados e bombardeios em áreas residenciais nas principais cidades ucranianas", disse Yevheniia Filipenko, embaixadora da Ucrânia na ONU em Genebra, ao Conselho de Direitos Humanos da ONU nesta terça.

Refugiados são mais de 2 milhões

A ONU também anunciou hoje que a guerra entra a Rússia e a Ucrânia já fez mais de 2 milhões de refugiados. O anúncio foi feito hoje, em Genebra, no momento em que corredores humanitários tentam ser estabelecidos para permitir a evacuação da população diante dos ataques russos contra cidades ucranianas.

Para o Comitê Internacional da Cruz Vermelha, a população local vive um "cenário apocalíptico", principalmente em Mariupol.