Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Zelensky diz que negociações com Rússia são difíceis, e às vezes conflituosas

Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky se dirigindo ao povo ucraniano durante um discurso de transmissão - Presidência da Ucrânia/via Reuters
Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky se dirigindo ao povo ucraniano durante um discurso de transmissão Imagem: Presidência da Ucrânia/via Reuters

David Ljunggren e Ron Popeski

Reuters

22/03/2022 20h26Atualizada em 22/03/2022 20h54

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta quarta-feira (terça-feira no Brasil) que as negociações por paz com a Rússia para encerrar a guerra que dura um mês são difíceis e às vezes conflituosas, mas acrescentou que "passo a passo, estamos avançando".

Em um discurso por vídeo no início da manhã de quarta na Ucrânia, Zelenskiy também disse que 100 mil pessoas estão vivendo na cidade sitiada de Mariupol sob condições desumanas, sem comida, água ou remédios.

Embora negociadores de Rússia e Ucrânia estejam conversando regularmente, os dois lados dizem que um acordo está distante.

"Estamos continuando a trabalhar em níveis diferentes para encorajar a Rússia a se mover na direção da paz... Representantes da Ucrânia estão participando de conversas sendo realizadas virtualmente todos os dias. É muito difícil, às vezes conflituoso", disse Zelenskiy. "Mas passo a passo, estamos avançando".

Ele também acusou forças russas atacando Mariupol de atrapalhar tentativas de retirar civis da cidade.

"Até o momento, há cerca de 100 mil pessoas na cidade sob condições desumanas, completamente bloqueadas, sem comida, água, sem remédios, sujeitas a constante bombardeio", disse.