Presidente da Ucrânia participará de cúpula da Otan, diz secretário
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, participará da cúpula da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) em 24 de março, por videoconferência, em meio à guerra contra a Rússia.
A informação, segundo a agência de notícias russa Interfax, foi divulgada pelo secretário de imprensa Serhiy Nikiforov.
"A Ucrânia terá uma participação ativa lá. Ainda estamos determinando qual. No mínimo, será um discurso do presidente e, no máximo, participação plena, é claro, em formato de vídeo. O formato de participação será conhecido nos próximos dias."
Segundo o secretário, Zelensky falará na cúpula sobre a necessidade de acabar com o que chama de "crimes de guerra" da Rússia contra a população e a infraestrutura civil da Ucrânia.
"Isso pode ser feito de várias maneiras - fechar o céu, fornecer à Ucrânia poderosa defesa aérea e aviação...", acrescentou Nikiforov.
Zelensky diz que Otan tem medo da Rússia
O presidente ucraniano disse que a Otan está com "medo" da Rússia e, por isso, seu país não é aceito na aliança militar. As declarações foram dadas ontem em entrevista à emissora pública da Ucrânia Suspilne. Hoje, o conflito chega ao 27º dia.
"A Otan deveria dizer agora que está nos aceitando, ou dizer abertamente que não está nos aceitando porque tem medo da Rússia, o que é verdade", disse Zelensky.
"E, então, precisamos nos acalmar e dizer, ok, os países membros da Otan podem nos fornecer garantias de segurança sem que estejamos na Otan. É aí que existe o compromisso, é aí que está o fim da guerra", acrescentou.
Países que integram a aliança militar já disseram que não se envolverão diretamente no conflito entre Rússia e Ucrânia sob o risco de agravar a situação.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.