Topo

Esse conteúdo é antigo

Xangai fará lockdown em duas etapas para testagem conforme casos de Covid-19 aumentam

Profissionais de saúde usando equipamentos de proteção preparam equipamentos antes de testar pessoas em Xangai  - Hector Retamal/AFP
Profissionais de saúde usando equipamentos de proteção preparam equipamentos antes de testar pessoas em Xangai Imagem: Hector Retamal/AFP

Brenda Goh e Winni Zhou

Reuters

27/03/2022 13h43

XANGAI (Reuters) - O centro financeiro chinês de Xangai informou neste domingo que fará um lockdown na cidade em duas etapas para realizar testes de Covid-19 durante o período de nove dias, após ter reportado um novo recorde diário de infecções assintomáticas.

As autoridades disseram que, para o exercício, dividirão Xangai em duas partes, usando o rio que passa pela cidade, Huangpu, como guia. Os distritos a leste do rio, e alguns a oeste, entrarão em lockdown e serão testados entre 28 de março e 1º de abril. Nas áreas restantes, a medida acontece entre 1º e 5 de abril.

O transporte público nessas áreas será suspenso enquanto estiverem em lockdown, disse o governo da cidade em sua conta oficial do WeChat, acrescentando que veículos não aprovados não serão permitidos nas estradas.

O governo também disse que todas as empresas e fábricas vão suspender a manufatura ou trabalhar de forma remota durante o lockdown, exceto aquelas envolvidas na oferta de serviços públicos ou no fornecimento de alimentos.

"Pedimos ao público que apoie, compreenda e coopere com o trabalho de prevenção e controle da epidemia da cidade e participe dos testes de maneira ordenada", acrescentou o governo.

Há quase um mês Xangai tem lutado contra um novo surto de Covid-19 e, no sábado, registrou seu maior número de casos diários da doença desde que o surto inicial na China regrediu. A cidade registrou 2.631 novos casos assintomáticos, que representam quase 60% do total de novos casos assintomáticos na China naquele dia, além de 47 novos casos sintomáticos.

(Reportagem de Ryan Woo, Huiling Zhou, Brenda Goh, Winni Zhou e Samuel Shen)