PUBLICIDADE
Topo

Política

Conteúdo publicado há
1 mês

Pacheco: compromisso com a democracia não se faz sem respeito ao Judiciário

Presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco - Marcos Oliveira/Agência Senado
Presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco Imagem: Marcos Oliveira/Agência Senado

Ricardo Brito

Da Reuters, em Brasília

19/05/2022 15h25Atualizada em 19/05/2022 16h48

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou hoje que o compromisso com a democracia não se faz sem o "absoluto respeito" ao Poder Judiciário.

"Os frutos de jornadas desta natureza haverão de ser encaminhados a instâncias de parlamento para suas reflexões de modificação, mas sempre quero deixar claro o nosso compromisso com a democracia, com o Estado de Direito, e esse compromisso definitivamente não se faz sem o absoluto respeito ao Poder Judiciário, e é o que aqui gostaria de externar", disse Pacheco durante a IX Jornada do Direito Civil, na sede do Conselho da Justiça Federal, em Brasília, em comemoração dos 20 anos do Código Civil.

No Twitter, o presidente do Senado ressaltou o seu discurso e declarou que defenderá "sempre, dentro e fora do Congresso, o respeito e fortalecimento das instituições".

Um grupo de senadores tem se articulado com a cúpula do Poder Judiciário para se contrapor, de forma coordenada, à estratégia do presidente Jair Bolsonaro (PL) de questionar a confiança do sistema eleitoral brasileiro usando as Forças Armadas como anteparo para suas investidas, conforme revelou a Reuters.

Nessa ação, Pacheco assumiu um papel-chave nessas tratativas, segundo três fontes do Senado e uma do Judiciário. Ele foi instado a mudar sua atuação e a se pronunciar de forma mais incisiva em nome de um grupo de senadores preocupados com as instituições democráticas.

Política