Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Zelensky faz apelo em festival de música de Glastonbury por apoio à Ucrânia

Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky em pronunciamento durante o festival Glastonbury - REUTERS/Dylan Martinez
Presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky em pronunciamento durante o festival Glastonbury Imagem: REUTERS/Dylan Martinez

Reuters, Glastonbury

24/06/2022 12h14

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, fez um apelo por videoconferência nesta sexta-feira à multidão no festival de música de Glastonbury, no Reino Unido, pedindo apoio e que espalhem a verdade sobre a invasão da Rússia e pressionem os políticos a ajudar a restaurar a paz.

Zelensky, vestindo seu tradicional uniforme militar, atraiu aplausos depois da mensagem pré-gravada no palco Other do festival de música exibida antes da apresentação da banda de rock The Libertines.

"A Rússia roubou nossa paz", disse ele à multidão em Glastonbury, o maior festival realizado em campo verde do mundo.

"Glastonbury é a maior concentração de liberdade nos dias de hoje e peço que vocês compartilhem esse sentimento com todos cuja liberdade está sendo atacada", disse Zelensky, falando em inglês.

"Quanto mais pessoas se juntarem a nós na defesa da liberdade e da verdade, mais cedo a guerra da Rússia contra a Ucrânia terminará", acrescentou. "Prove que a liberdade sempre vence."

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Zelensky, que construiu uma estreita relação de trabalho com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, tem aparecido rotineiramente por videoconferência perante Parlamentos nacionais e órgãos globais para implorar aos países que ajudem a Ucrânia na guerra, que a Rússia chama de "operação militar especial".

Ele também fez um discurso em vídeo antes do Festival Eurovision.