Topo

Esse conteúdo é antigo

Kremlin rejeita rumores sobre saúde de Putin: 'Nada além de falsificações'

Governo russo nega rumores de que o presidente Vladimir Putin está doente - MIKHAIL KLIMENTYEV/AFP
Governo russo nega rumores de que o presidente Vladimir Putin está doente Imagem: MIKHAIL KLIMENTYEV/AFP

21/07/2022 07h38Atualizada em 21/07/2022 08h05

O Kremlin disse nesta quinta-feira que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, está com boa saúde, descartando rumores de que ele não está bem.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse aos repórteres que houve especulações no Ocidente sobre a saúde do presidente russo nos últimos meses, mas os relatos de que ele estava doente eram "nada além de falsificações".

Putin tossiu durante uma aparição pública na quarta-feira, quando a agência de notícias Interfax o citou dizendo que ele tinha pegado um leve resfriado durante uma visita ao Irã no dia anterior.

"Ontem estava muito quente em Teerã, mais 38 (graus Celsius), e o ar condicionado estava muito forte lá. Portanto, peço desculpas", Putin, 69 anos, disse, segundo a agência.

O escrutínio internacional sobre sua saúde intensificou-se nos últimos meses, inclusive quando ele foi fotografado encontrando-se com funcionários estrangeiros e russos enquanto sentado em lados opostos de longas mesas, como precaução contra a Covid-19. Às vezes, ele também pareceu caminhar com firmeza.

O diretor da CIA, a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, William Burns, foi questionado sobre o assunto durante um fórum de segurança nos EUA na quarta-feira, onde ele disse que Putin era "inteiramente saudável demais".