Topo

Inundações em Auckland devem continuar com previsão de novas tempestades

31/01/2023 10h51

Por Lucy Craymer

WELLINGTON (Reuters) - Autoridades da Nova Zelândia pediram nesta terça-feira aos moradores de Auckland, devastada pelas enchentes, que se preparem para outras tempestades enquanto iniciam uma limpeza após uma série de inundações e deslizamentos de terra na maior cidade da Nova Zelândia no fim de semana.

Quatro pessoas morreram em enchentes e deslizamentos de terra que atingiram Auckland nos últimos três dias em meio à chuva recorde. Um estado de emergência está em vigor em Auckland e Northland, a região mais ao norte do país.

Auckland já foi inundada com níveis recordes nos últimos dias, e o solo encharcado e os rios cheios significam que novas chuvas aumentam os riscos de inundações e deslizamentos de terra.

Praias ao redor da cidade de 1,6 milhão de habitantes estão interditadas devido à água contaminada, várias estradas estão fechadas e todas as escolas de Auckland permanecerão fechadas até 7 de fevereiro. Centros de retirada foram instalados em toda a cidade.

O serviço de informações meteorológicas da Nova Zelândia, Metservice, prevê outras 12 a 24 horas de chuva forte no norte do país a partir da tarde de terça-feira, com até 120 milímetros esperados em partes de Auckland.

"São linhas de chuva forte chegando... prevemos impactos durante a noite", disse a meteorologista Georgina Griffiths, do MetService, durante uma entrevista coletiva televisionada.

O primeiro-ministro da Nova Zelândia, Chris Hipkins, afirmou que seu governo aceitará a oferta de ajuda de seu colega australiano, Anthony Albanese, para lidar com as enchentes.

(Reportagem de Lucy Craymer e Renju Jose)