OMS condena agressão da Rússia no sistema de saúde da Ucrânia
LONDRES (Reuters) - A assembleia da Organização Mundial da Saúde aprovou uma moção nesta quarta-feira condenando a agressão da Rússia contra a Ucrânia, incluindo ataques a instalações de saúde.
A moção foi aprovada por 80 votos a 9, com 52 abstenções e 36 países ausentes.
A moção liderada pelo Ocidente, apresentada na reunião anual da agência da ONU, também pediu uma avaliação do impacto da agressão russa no setor de saúde.
A Rússia apresentou uma contraproposta reconhecendo a emergência de saúde na Ucrânia, mas sem fazer menção ao seu próprio papel na guerra.
Essa moção foi rejeitada pela assembleia imediatamente após a primeira, por 62 votos a 13, com 61 abstenções e 41 países ausentes.
Após as votações, o representante russo disse à assembleia não ser contra o trabalho da OMS na Ucrânia, mas sim contra a "politização" do órgão.
O representante da Ucrânia afirmou que a votação foi um "sinal de esperança" para seus cidadãos que precisam de assistência médica e um marco para que o trabalho da OMS no país continue.
Moscou sempre negou ter alvejado civis durante o que chama de "operação militar especial" na Ucrânia.
As votações ecoam a assembleia do ano passado, quando dois conjuntos de moções também foram apresentados, com a resolução liderada pelo Ocidente sendo aprovada com 88 votos a favor e 12 contra. As abstenções e ausências foram altas, como na votação deste ano.
(Reportagem de Emma Farge em Genebra e Jennifer Rigby em Londres)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.