Pás de turbina quebram e causam paralisação em usina nuclear russa
Por Anastasia Lyrchikova
MOSCOU (Reuters) - A empresa estatal de energia nuclear da Rússia informou que as pás de uma turbina quebraram em uma usina onde a empresa instalou dois reatores de um tipo que também está sendo construído na Turquia e ainda deve ser construído na Hungria.
A Rosenergoatom, que administra as usinas nucleares da Rússia, disse que não está claro o que causou a quebra das pás, forçando o fechamento de uma unidade na usina nuclear de Leningrado, a oeste de São Petersburgo, no domingo.
“O principal agora é entender o motivo da destruição das pás. Isso é um fenômeno novo”, disse Alexander Shutikov, chefe da Rosenergoatom. Ele disse que os reparos devem ser concluídos até 22 de dezembro.
A unidade onde ocorreu o problema foi construída em 2018 com um VVER 1200 de última geração, um reator de água pressurizada. Unidades deste tipo estão sendo construídas pela Rússia na usina nuclear de Akkuyu, na Turquia, e estão planejadas para a usina Paks-2, na Hungria. A Rússia já as forneceu à Bielorrússia.
Shutikov disse que as pás que falharam faziam parte de uma turbina a vapor de alta velocidade de 1.200 megawatts. As turbinas são produzidas pela empresa Power Machines do empresário Alexei Mordashov, que não respondeu à reportagem.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.