Programa de alimentos da ONU condena ataque israelense contra comboio em Gaza

GENEBRA (Reuters) - O Programa Mundial de Alimentos da ONU disse nesta segunda-feira que forças israelenses abriram fogo contra um de seus comboios no enclave palestino sitiado de Gaza, no que chamou de "incidente horrível".

A agência disse que o comboio de três veículos que transportava oito membros da equipe do centro de Gaza para a Cidade de Gaza, no norte, foi atingido por 16 balas perto do posto de controle de Wadi Gaza no último domingo, sem causar ferimentos, mas imobilizando o comboio.

Os veículos estavam claramente identificados e haviam recebido autorizações prévias de segurança das autoridades israelenses, segundo um comunicado do PMA.

"O Programa Mundial de Alimentos (PMA) condena veementemente o terrível incidente de 5 de janeiro", disse.

"Esse evento inaceitável é apenas o exemplo mais recente do ambiente de trabalho complexo e perigoso em que o PMA e outras agências estão operando neste momento", disse o programa, pedindo melhorias nas condições de segurança para permitir que a ajuda continue.

O Exército israelense disse que fez todo o possível para facilitar a transferência de auxílio e que está investigando o que aconteceu.

"O incidente foi revisado, os procedimentos operacionais foram esclarecidos e as conclusões do inquérito serão analisadas", afirmou, em um comunicado.

As agências de auxílio internacional que trabalham para aliviar a crise humanitária em Gaza frequentemente acusam as forças israelenses de dificultar ou ameaçar suas operações, em meio à campanha de Israel para eliminar os militantes do Hamas.

(Reportagem de Emma Farge)

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.