Topo

Paris tem primeira tempestade de neve do ano

22/01/2019 09h59

Paris registra o primeiro dia com queda de neve neste inverno europeu. A Torre Eiffel, um dos monumentos mais visitados do mundo, foi fechada para visitantes no período da manhã desta terça-feira (22) devido à passagem de uma frente fria proveniente da região noroeste, que trouxe chuva e neve à Normandia, antes de chegar à capital francesa. Apenas um restaurante do primeiro andar do monumento, que recebe 7 milhões de visitantes por ano, permanece aberto.

Paris registra o primeiro dia com queda de neve neste inverno europeu.

Quando o dia amanheceu, os termômetros marcavam dois graus negativos em Paris. Esta não é a primeira vez que a Torre Eiffel fecha ao público devido às condições meteorológicas. Em março do ano passado, o monumento também fechou devido à formação de gelo que torna as escadas escorregadias e perigosas para os visitantes.

O serviço nacional de meteorologia prevê neve hoje e amanhã nas regiões norte e centro da França. Ao todo, 24 departamentos estão sob alerta de risco laranja, um grau abaixo do vermelho, a advertência mais elevada da escala. Sete departamentos acionaram o plano "Frio Intenso" para abrigar os sem-teto.

Neve fecha rodovia

Uma das estradas mais movimentadas da região parisiense, a RN 118,  que é uma das opções utilizadas pelos motoristas para chegar até o aeroporto de Orly (sul), teve de ser interditada pela formação de uma camada de 5 cm de neve. Apenas os serviços de emergência podem circular pela estrada. Em fevereiro de 2018, cerca de 2 mil pessoas e 950 carros ficaram bloqueados pela neve nessa rodovia e tiveram que passar a noite na estrada, que tem com muitos desníveis e curvas.

Na quarta-feira (23), a frente fria vai se deslocar para o leste, atingindo uma faixa do território francês que vai da região de Ardennes até a Bourgogne, famosa por seus vinhedos. Os meteorologistas preveem um acúmulo de 5 cm a 15 cm de neve, localmente, no solo.

François Gourand, meteorologista da agência Meteo France, considera não haver  nada de excepcional neste episódio climático, típico do inverno no Hemisfério Norte, que vai de 21 de dezembro até 20 de março.