Topo

Esse conteúdo é antigo

Saiba quem é Pete Buttigieg, azarão democrata na corrida pela Casa Branca

4.fev.2020 - Pete Buttigieg, prefeito de South Bend, candidato nas primárias democratas para a vaga de seu partido na disputa pela Casa Branca - Spencer Platt/Getty Images North America/AFP
4.fev.2020 - Pete Buttigieg, prefeito de South Bend, candidato nas primárias democratas para a vaga de seu partido na disputa pela Casa Branca Imagem: Spencer Platt/Getty Images North America/AFP

05/02/2020 13h27

Ele causou surpresa e se afirmou como candidato essencial na disputa pela Casa Branca. De acordo com resultados ainda parciais, Pete Buttigieg venceu o caucus de Iowa, a primeira etapa da primária democrata para a eleição presidencial dos Estados Unidos. O jovem político deseja reunir comunidades rurais, urbanas e suburbanas, conquistar democratas independentes e até alguns republicanos para mudar o país.

Resultados ainda incompletos mostram que Pete Buttigieg, 38 anos, um dos candidatos democratas mais centristas, ganhou com pouca vantagem as primárias de Iowa, disputando voto a voto com o senador socialista Bernie Sanders, de 78 anos. Ex-militar, homossexual, Buttigieg representa, também, uma mudança geracional.

Confiante, ele comemorou o resultado enviando uma mensagem de esperança aos seus apoiadores: "Acreditem em si mesmos e em seu país!"

"Não sabemos os resultados finais, mas o que sabemos é que essa campanha, iniciada há um ano, com quatro pessoas na equipe, sem nenhuma notoriedade, sem dinheiro, apenas com grandes ideias, assumiu a liderança nesta corrida para substituir o atual presidente por uma visão melhor para o futuro ", disse Buttigieg.

Ressaca democrata

Ele é um candidato "extraordinário", avalia o advogado Olivier Piton, entrevistado pela RFI. O autor de "A Nova Revolução Americana" diz que "será complicado para o Partido Democrata sair dessa ressaca de primárias com resultado tão medíocre".

"Pete Buttigieg e Bernie Sanders estão empolgados e isso é uma péssima notícia para o partido que apostou claramente suas fichas em Joe Biden, que ficou em quarto lugar, tanto em número de delegados quanto de votos obtidos ", continua Olivier Piton.

Prefeito da pequena cidade americana de South Bend, no estado de Indiana, Buttigieg era o político mais jovem à frente de um município com mais de 100 mil habitantes. Apesar da pouca experiência e de ser desconhecido do grande público, o candidato tem impressionado por seu conhecimento em assuntos geopolíticos e militares. Buttigieg serviu sete meses no Afeganistão.

A fé como arma de campanha

Excelente orador, o democrata destaca-se por sua autoconfiança e calma numa disputa que promete ser explosiva. Outro recurso do novato para derrotar Donald Trump é a sua fé. Buttigieg encarna a moral e os valores cristãos da América.

Pelo Twitter, ele agradeceu o apoio de seus correligionários. "Os resultados não apenas representam uma vitória surpreendente para o nosso movimento, mas também validam a mensagem de pertencimento que nos trouxe aqui. Se você acredita que uma visão nova e melhor pode trazer um dia melhor, junte-se a nós", escreveu o candidato.